Uma história sensível falando sobre a vida - Goblin
- Hotanon
- 24 de set. de 2019
- 6 min de leitura
Atualizado: 1 de out. de 2019
Você alguma já refletiu sobre o peso de uma vida?
Sobre como nossas escolhas cotidianas podem influenciar não só a nossa, mas a vida de todos ao nosso redor?
Goblin (em coreano "도깨비") é uma novela Sul-coreana, que foi transmitida de 02/12/2016 até 04/02/2017, pela tvN .
Sinopse:
A história trata de um ex militar da Dinastia Goryeo ( 918-1392 ), Kim Shin, que por motivos políticos é morto pelo rei a quem servia, dessa forma renascendo como um duende (Goblin), ser mítico que tem como missão proteger pessoas do sofrimento.
Porém o que parece ser uma bênção, na verdade é uma maldição. Kim se torna imortal, tendo que conviver com o peso da morte de todos que são importantes para ele. Sendo que a única forma de libertá-lo da maldição é tendo uma espada espiritual, cravada em seu peito, puxada para fora por sua noiva.
Fácil não é? Pois é, não.
A noiva do duende é uma presença única, um ser humano nascido com este destino. Apenas ela, pode enxergar e retirar a espada. Sendo assim, Kim deve esperar o seu nascimento e ter a sorte de encontrá-la, para finalmente poder descansar em paz.

Quarteto chave:

Kim Shin:
Gong Yoo ( 공유 ) da vida ao Duende, Kim Shin. Um guerreiro condenado a vagar pela terra interferindo no destino de pessoas, até que seja salvo por sua noiva.
Kim a todo momento tem que lidar com a responsabilidade de interferir na vida humana. Graças à essa intervenção muitas vidas foram salvas, inclusive a de sua noiva.
É um personagem muito interessante e bem construído, aparentando ser um homem de meia idade frio e melancólico, mas que, no fundo, apesar de já ter vivido os horrores da guerra, é romântico, gentil e uma eterna criança.

Ji Eun Tak:
Vivida por Kim Go Eun ( 김고은 ), Eun Tak é uma menina que perde a mãe aos 9 anos de idade e fica sobre os cuidados de sua tia. No novo lar ela sofre de diversos abusos e maus tratos, sendo tratada praticamente como escrava por todos da casa.
Se já não bastassem a vida difícil, Eun Tak também é uma alma omitida. Uma criança que não deveria ter nascido, alguém que não poderia estar vivo. Por esse motivo, em todos os anos de sua vida que terminem em 9 ( 9, 19, 29...) ela se encontrará com um Ceifador (Morte) e sua vida correrá perigo.
Sua vida só passa a mudar após se encontrar com Kim Shin, mas o romance dos dois não será tão fácil quanto parece.

Ceifador:
Interpretado por Lee Dong Wook ( 이동욱 ), o ceifador de almas é um personagem de extrema importância na trama.
Ceifadores são seres místicos, que na vida passada, cometeram crimes hediondos. Tais pessoas, no momento de sua morte, devem escolher entre ir diretamente para o purgatório ou ter todas as memórias apagadas e pagar por seus crimes, trabalhando como ceifador, guiando as almas para a vida após a morte.
Como esperado de alguém sem memórias, ou da própria morte, o Ceifador é um personagem frio, extremamente pontual, simples por si só. Mas, assim como Kim, ao decorrer da história se desenvolve e se torna uma pessoa cheia de compaixão.

Sunny:
Sunny é interpretada por Yoo In Na (김병철).
"Uma mulher forte e independente" define esta personagem. Uma jovem belíssima, mas que sente um enorme vazio em sua vida.
É a dona de um restaurante especializado em frango e chefe de Eun Tak.
Sunny, a primeira vista é um tanto melancólica, aparentando sempre estar sonhando acordada, e mal educada, falando o que vem a cabeça sem pensar duas vezes.
Essa personagem, a princípio, não aparenta ser muito importante, e de fato, ela não tem tanta influência na trama, até metade da novela, mas, quando analisamos sua influência nas entrelinhas essa personagem deixa de ser apenas a chefe sem sorte da Eun Tak para praticamente uma mãe para a garota.
Cenografia
Se você assistiu Goblin e não ficou com vontade de visitar "A terra das folhas de Mapple", você provavelmente pulou boa parte da novela. (brinks rs)
Ter parte da novela se passando em Quebec, no Canadá, foi uma boa jogada, dando um ar elegante e romântico para o casal de Kim e Eun Tak, criando assim um clima de "lua de mel" e descontraindo da mesmice de cenários repetitivos. Muitos dos momentos mais bonitos da novela se passam lá.
A passagem do tempo não é tão perceptível, em relação à cenários, mesmo tendo mudanças de décadas durante a história, mas não é algo que me incomodou durante o decorrer da novela.
A caracterização dos cenários, baseada na habitação dos personagens está muito orgânica, dando a parecer que aquele local pertence, de fato, a determinado personagem.
Acredito que o único ponto que pode incomodar algumas pessoas é a ambientação climática, pois a novela se passa praticamente inteira com clima frio, chuvoso, nublado ou à noite. Na minha opinião pode até ser justificado, pois as emoções de Kim influenciam diretamente na natureza e as constantes temperaturas amenas, além de deixar a cenografia um tanto mais elegante, também, criam um contraste interessante entre o aconchegante e o solitário.
O veredito:
Goblin é semelhante a outras novelas que tratam de reencarnações, assim como "A lenda do mar azul", mas de alguma forma, essa história não se trata apenas de uma história de amor, mas do peso de nossas escolhas.
Aqui o destino é a todo momento entregue na mão dos protagonistas, para que o moldem.
Como dito pelo próprio "Deus", no episódio 12: "Eu lhes dei as oportunidades para acabarem com isso, mas por que continuam vivos?"
O enredo só é possível por uma escolha de Kim.
Ele escolhe enfrentar a vontade do rei, mesmo que isso custasse a vida de todos seus familiares e a sua própria. Depois, deve escolher entre morrer ou salvar sua amada.
Sunny deve escolher o perdão ou sua infelicidade. Entre viver sua vida atual ou se prender às memórias da anterior.
Eun Tak pode ignorar seus recentes sentimentos e se afastar, mas prefere encarar seu destino como noiva do duende e faz a maior escolha de sua vida no último episódio
Dessa forma, todos os personagens devem encarar decisões, que muitas vezes não seriam o tradicional.
A história que, desde o começo aparenta ser um tipo de Romeu em Julieta, em que insistimos em torcer para que os protagonistas terminem juntos se torna, ao longo do tempo, uma narrativa cotidiana, sobre um casal comum, a ponto de esquecermos os trágicos fatos nos apresentados como leis deste universo.
E não pense que os protagonistas são perfeitos, como heróis e heroínas clássicos. Todos tem seus lados negativos, mesmo que extremamente sutis.
De toda forma, sendo principais ou secundários o roteiro tenta desenvolver a maioria dos personagens, sem que os mesmos percam suas essências.
A maioria dos personagens humanos amadurece com o tempo.
Até mesmo os fantasmas, que inicialmente são como um alívio cômico, se tornam mais profundos, pois Eun Tak, por diversas vezes, ajuda-os a resolver os assuntos inacabados, para que finalmente descansem.
As constantes evoluções e personalidades complexas criam relações interessantes e reais. Como, por exemplo, a relação de Kim e do Ceifador, que começa ácida, com ódio gratuito de ambas as partes, mas com o tempo evolui, com tropeços, para uma amizade verdadeira e duradoura.
Isso é um grande acerto da novela, deixando tudo muito orgânico e prazeroso de se acompanhar.
Esta não é uma novela com grandes reviravoltas, tendo algumas revelações previsíveis, mas que não deixam de ser interessantes, pois sempre nos instigam à imaginar que consequências elas trarão.
A trama continua a se desenvolver, até que, em certo ponto, estamos tão acostumados com o cotidiano da novela que passamos a pensar: Vai acabar assim? Só tem mais X episódios, algo tem que acontecer. Quem é o vilão disso tudo?
Essa pergunta só é respondida próximo ao final.
O que não foi um ponto negativo, pois a demora em apresentar um vilão deu mais tempo para desenvolver os personagens. O vilão final de Goblin é simples e direto, o mau pelo mau, que não necessita de um background para justificativas.
No geral, Goblin é uma ótima recomendação, para quem está começando a acompanhar dramas, ou para os veteranos. Inteligente mas simples, divertida mas seria, que nos convida a refletir sobre as escolhas que fazemos em nossas vidas e nos incentiva a não desistir, por mais que o destino já pareça estar escrito. Com personagens extremamente cativantes e um cast que desempenha com excelência seus papeis com certeza fará você se emocionar em algum momento.
Fontes:
Comments