O que você quer do mundo? Dinheiro? Honra? Beleza? - Sky Castle
- Hotanon
- 30 de set. de 2019
- 6 min de leitura
Atualizado: 2 de out. de 2019
Sky Catle ( SKY 캐슬 , em coreano), foi transmitida pela JTBC , de 11/2018 à 01/2019 .
Tendo um total de 20 episódios, é uma novela que tem como tema principal o sistema educacional sul coreano.
Nesta sociedade a mãe tem total responsabilidade pela a educação dos filhos. Não medindo esforços para que os mesmos sejam bem sucedidos academicamente.
"Entendi... Essa é uma novela chata e monótona sobre mães mandando os filhos pra escola então?"
Se você pensou isso, está tremendamente enganado.
Deixo aqui o alerta de que este drama trata de temas sérios, como depressão e suicídio.

Enredo:
A história gira em torno de um condomínio de alto padrão, que dá nome à novela, com foco principal em 5 famílias.
Família Kang

Composta pelo Pai, Kang Joon Sang (Jung Joon Ho), Mãe, Han Seo Jin (Yum Jung Ah) e as duas filhas, sendo a mais velha, Kang Ye Seo (Kim Hye Yoon), e Kang Ye Bin ( Lee Ji Won). Os pais tem o objetivo de ingressar Ye Seo na faculdade de medicina de Seul, assim como o Pai, para concretizar 3 gerações de médicos na família. Seo Jin é uma mãe extremamente dedicada e que não mede esforços para educar as filhas, fugindo até mesmo do ético.
Ye Seo é extremamente mimada e acredita que o objetivo dos pais é a única forma de ser bem sucedida, dedicando totalmente sua infância para estudar. Já Ye Bin é o total oposto de sua irmã, não gostando de estudar e vendo tudo isso como uma rotina exaustiva e massacrante.
Seo Jin, nossa personagem principal, irá descobrir tardiamente que a educação dos filhos não é tão valiosa quanto pensa, ao contratar a treinadora de estudos Kim Joo Young.

Família Park
Tem como patriarca Park Soo Chang (Yu Seong-Ju) , matriarca, Lee Myung Joo (Kim Jung Nan) e o único filho, Park Young Jae (Song Geon Hee ).
Assim como os Kang, também são uma família tradicional de médicos, sendo considerados como uma família perfeita, por ter conseguido ingressar o filho na faculdade de medicina.
Myung Joo é o ponto de início desta história. Após passar as informações para que Seo Jin contate a treinadora Kim, ela comete suicídio, criando um grande mistério em torno de sua morte e da destruição de sua família.
A família perfeita, na verdade, não era tão perfeita quanto aparentava.
Família Cha

É a maior família do núcleo da novela.
Sendo composta pelo pai, Cha Min Hyuk (Kim Byung Chul), a mãe, No Seung Hye (Yoon Se Ah), a filha mais velha, Cha Se Ri (Park Yoo Na) e os gêmeos, Cha Ki Joon (Joe Byeong Gyu) e Cha Seo Joon (Kim Dong Hee).
Cha Min Hyuk, mais conhecido como Professor Park, é um advogado e professor, tendo várias conexões políticas. Vindo de uma família humilde, acredita fielmente na pirâmide social e que, a única forma de atingir o topo da mesma é pela educação. Ele tem o sonho que seus filhos sejam grandes políticos e se possível presidentes.
Seung Hye é de longe a mãe mais sensata de todas, a única que realmente se importa e reflete sobre a rotina de seus filhos e se eles realmente estão felizes com isso.
Os pais tem estremo orgulho da filha, Se Ri, que estuda em Harvard. Já os gêmeos, são sufocados pelo autoritarismo do pai em rotinas de estudo exageradas, abusos físicos e principalmente psicológicos.

Família Woo
Também uma família de médicos, Woo Yang Woo (Jo Jae Yun) e Jin Jin Hee (Oh Na Ra), são pais de Woo Soo Han (Lee Yoo Jin).
Está família funciona como um alívio cômico.
Jin Jin é uma mãe, até certo ponto, negligente, se importando mais com bens que com o próprio filho.
Joo Sang é o chefe de Yang Woo no hospital, o que torna os Woo, de certa forma, subordinados dos Kang.Esse fato entra em conflito com a forte personalidade de Jin Jin, o que contribui muito para o desenvolvimento da personagem, assim como a dinâmica familiar.
Família Hwang

São os novos moradores, recém chegados, após a morte de Myung Joo e a desestruturação da família Park.
Hwang Chi Young (Choi Won Young ), o pai, também médico, é um concorrente de Joo Sang, para o cargo de diretor, no hospital em que trabalham.
A mãe, Lee Soo Im (Lee Tae-Ran), é uma escritora de livros infantis e madrasta de Hwang Woo Joo (Kang Chan-Hee), o filho do casal.
Vindo de origem humilde, é a melhor família de todas as já apresentadas. Os pais realmente se preocupam com a saúde mental do filho.
Woo Joo pode ser considerado como o filho perfeito, estuda por simplesmente gostar, sendo um dos melhores alunos da escola, é gentil e sempre se preocupa com os amigos.
Os Hwang são tratados como intrusos no castelo, por serem os mais humildes, não necessariamente financeiramente, mas em manter suas origens e caráter intactos. Dessa forma, ao observar o dia a dia do condomínio, Soo Im decide intervir na educação das crianças e começa a investigar os motivos por trás da morte de Myung Joo, a fim de escrever um livro criticando o sistema.
A oposição é imediata, mas aos poucos todos os pais passam a perceber que a educação a qualquer custo não é uma boa saída.
De longe a parte mais interessante da trama é a história da treinadora Kim.

Kim Joo Young
A melhor treinadora de estudos da Coreia do Sul. Tem porcentagem de aprovação de 100% e só treina dois alunos por ano.
Kim cobra fortunas e usa todos os métodos possíveis para que seus pupilos obtenham os resultados desejados pelos pais.
Ela foi treinadora de Young Jae e treina Ye Seo.
Já adiantando, é uma fundamental colaboradora para o acontecimento com Myung Joo.
Tem recursos e uma lábia excelente para moldar as coisas a seu favor.
Mas essa mulher também esconde segredos e tem um passado conturbado. Seria esse o motivo de seus atos?
Comentários:
O roteiro é mestre em criticar a sociedade sul coreana.
Além do sistema educacional, ela também se permite dialogar com o público sobre o legado patriarcal e ter, até certo ponto, um discurso feminista, por meio da personagem No Seung Hye.
Os pais se desenvolvem durante a trama, pouco à pouco percebendo o mal que estão fazendo aos seus filhos e alteram suas condutas.
O mesmo não pode ser dito de todas as crianças. Todas tem seu auge na história, mas a maioria é obsoleta durante a mesma, fazendo que o auge não seja necessariamente uma evolução para elas, mas um ponto de virada para seus pais.
As únicas crianças que realmente tem um crescimento considerável são Ye Seo e Woo Joo, as quais o roteiro realmente dá mais relevância.
Ye Seo foi de quem mais tive "ranço" durante toda a novela, Kim Hye Yoon consegue tornar essa personagem odiável. A garota é tão ingênua e focada em seus objetivos que é facilmente manipulada por Kim. Sua redenção só vem nos últimos episódios, quando ela mesma percebe que existem coisas mais importantes que ela mesma.
Woo Joo, que tinha sido o garoto puro e ingênuo, por sua vez, tem, no último episódio, uma das melhores reflexões de toda a obra, o que resume tudo em uma cena.
"Eu senti muitas coisas nesses últimos meses. Eu sentava na minha mesa, sem ter tempo para pensar em nada. Eu achei que a vida ia funcionar se eu estudasse muito. Quem sou eu e como quero viver... Eu tenho que pensar sobre isso. Nós só vivemos uma vez. Eu não posso viver sendo rodopiado como roupa na máquina de lavar."
Um ponto inteligente que posso ressaltar é a reflexão que podemos ter sobre a treinadora Kim.
Ela é uma perfeita psicopata, é manipuladora, fria e sabe ler muito bem ler seus clientes, ou vítimas, como preferir.
Mas seria Kim assim tão terrível? Os fatos de que ela praticamente faz uma lavagem cerebral nas crianças que treina, a manipulação que exerce nas mães e os assassinatos que ela encomendou não podem ser deixados de lado.
Porém, inicialmente, quem negligencia os próprios filhos e os leva a educação dos mesmos acima de seus próprios interesses e felicidade não é Kim.
Essa reflexão é feita pela própria personagem em vários momentos. Seu passado justifica o ódio e rancor por pais que, uma vez, foram como ela. Mas não justifica os meios usados para sua vingança.
O mais interessante é que, podemos assumir que o real vilão de toda essa história não é a treinadora, mas o sistema educacional e a ganância dos pais, em ter os filhos como troféus, representando que são bem sucedidos.
Veredicto:
Sky Castle é uma obra que merece atenção pelo debate promovido.
A narrativa é interessante e o suspense envolvendo as mortes que ocorrem durante a mesma prendem a atenção do telespectador. Tornando-a fácil de acompanhar.
Também é uma história que dependendo do momento que estamos vivendo, podemos tirar uma mensagem diferente.
Esta novela é uma grande indicação, porém, que precisa de maturidade para que possamos tirar ao máximo o que ela quer nos passar.
Fontes:
Comments